quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Projetos de Primavera e Poxoréu, são selecionados para o Fundo MT de Fomento à Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), divulgou nesta semana o resultado final da seleção dos projetos inscritos nos Editais da Cultura 2015.

Ao todo 88 projetos foram aprovados e serão contemplados com a concessão de auxílio pelo Fundo Estadual de Fomento à Cultura.


Dentre os projetos aprovados estão um de Primavera do Leste e quatro de Poxoréu.

O Fundo Estadual de Fomento à Cultura de Mato Grosso é destinado a proporcionar suporte financeiro e apoiar projetos culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas com a finalidade de estimular e fomentar a produção artístico-cultural do Estado. O Fundo é vinculado à Secel-MT.

Os recursos são destinados ao apoio e criação, produção, valorização e difusão das manifestações culturais, com base no pluralismo e na diversidade de expressão. Visa também, promover o livre acesso da população aos bens, espaços, atividades e serviços culturais;

O Fundo contempla projetos Culturais dos segmentos de Grafite, Literatura, música, teatro, dança, artes visuais e audiovisual, circo,Tradições, Quadrinhos entre outros.

O projeto primaverense aprovado foi o Espetáculo Boé, do Grupo Faces de Teatro. A peça conta a hístoria da morte de um índio, todo seu povo se reúne para o ritual de morte. O espetáculo Boé parte do estudo antropológico do ritual de morte dos Boé-Bororo, conhecido pela visceralidade e a sua relação com o além-vida.

O espetáculo Boé narra a relação e o tênue equilíbrio entre o homem e a natureza. Durante uma caça a uma onça-pintada, que deve morrer para que retorne o equilíbrio, uma relação existencial é criada. O ser que deve matar e o ser que deve morrer e o universo que sente falta de suas partes e que entra em desequilíbrio pela falta da menor que seja. O jogo entre os atores e o animal, o ritual e embate dos corpos.

Já os projetos aprovados no Fundo Estadual de Fomento à Cultura de Poxoréu foram: Chão Violado: Entre Acordes e Imagens – Presente, Futuro e Passado: Eden Costa Barboza; Garimpo, muito além do Diamante: Gianpiero Barozzi; Trem Bão é Coisa Boa – Karen e Pâmella Viola, musica e o projeto Prefeitos de Poxoréu: Biografias: Gaudêncio Filho Rosa de Amorim.


 Fonte: Da Redação Mato Grosso News

PONTO DE VISTA
poxoreupdv@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário