segunda-feira, 6 de maio de 2013

QUAIS SÃO SUAS RAÍZES CULTURAIS? 11º ENCONTRO DE VIOLEIROS DE POXORÉU


Raízes culturais é o alicerce, a base, dos conhecimentos construídos e adquiridos e praticados por um povo, ou seja, o principio, a origem, algo que produz um vínculo inicial, representando o nascimento de um elemento da cultura de um povo.
Quando nos referimos ao termo raízes culturais estamos nos referindo à história da construção dos elementos culturais ou das manifestações culturais de uma região. Podemos considerar que as raízes culturais são à base de tudo, o alicerce de uma cultura. São os tijolos da construção histórica cultural de um povo.
É fundamental que as pessoas conheçam o marco inicial dos elementos de sua cultura, pois os elementos culturais se apresentam inicialmente de uma forma bem definida, com o tempo e devido ao desenvolvimento e evolução da cultura, esses elementos sofrem modificações.
Partindo do principio que tudo tem um começo, um inicio e, para que esse começo não seja esquecido, é necessário que esse conhecimento seja resgatado e preservado na memória do povo, para que os mesmos, possam a partir dessa base assimilar as mudanças do presente e as que ocorrerão no futuro. Acredita-se que, para entendermos o presente devemos conhecer o passado.

Quais são as Raízes Culturais de Poxoréu?


Como todos sabem ocorreu em nossa cidade nos últimos dias um grande evento cultural de entretenimento chamado Encontro Nacional de Violeiros. Partindo deste ponto e com tudo que fora mencionado no texto anterior, queremos aqui levantar algumas questões. Deixamos bem claro que não somos contra ao movimento gerado em nosso município por conta de tal evento, mas é preciso mostrar pontos falhos na organização e concepção do acontecimento em questão.

Neste ano foi realizada a décima primeira edição do encontro de violeiros de Poxoréu e em todas as edições foi despejado no evento muito dinheiro publico oriundo dos cofres nacionais, estaduais e também municipal. Pois bem, sendo assim, questiona se aqui se a Viola que muitos defendem e veneram por conta do encontro de violeiros é uma raiz cultural de Poxoréu? Está presente em nosso meio deste os pioneiros de nossa terra? 

 A você que defende o encontro de violeiros de Poxoréu como algo grandioso e que por isto nossa cidade pra alguns é tida como a “capital da viola” sabe qual é o instrumento musical que veio com os pioneiros lá do nordeste do Brasil? Saberia precisar com exatidão quantas violas existia em Poxoréu a onze anos atrás? 



Este dito e afamado encontro de violeiros gerou quais benefícios duradouros para o nosso município? Temos aqui algum (a) violeiro (a) que já ganhou o concurso de violeiros amadores realizado durante o mesmo encontro nacional? A menina que serviu de garota propaganda para a 11ª Edição já ganhou algum premio de prestigio nacional? Ela já venceu o concurso de amadores para ser tida como profissional e assim ser contratada pela organização para se apresentar nos meios dos profissionais ou estão tentando forçar a barra para que ela “exploda” de qualquer jeito? Em nossa cidade existe ou existiu algum projeto nestes onze anos que tenha montado uma escola de musica para que se preparassem nossas crianças, jovens e adultos para aprenderem a tocar a viola corretamente para disputarem em igualdade com aqueles que saem de outros estados para concorrerem ao concurso de amadores aqui? O grosso da premiação deste encontro de violeiros fica em Poxoréu ou em todas as edições nossa cidade só tem dado boa premiação para os que são de fora? Sem uma boa preparação há como alguém daqui de Poxoréu disputar em igualdade com todos que vem de diversas partes do país, onde em sua maioria dispõe de escolas de musica ou de instituições que ensinam a tocar a viola com professores qualificados? Por que em onze anos não se criou um projeto para que se preparassem violeiros de Poxoréu para vencerem e assim ficarem com as gordas premiações? 




Poxoréu foi preparado para acolher bem aos visitantes durante o evento? Limparam as principais vias publicas? As praças estavam limpas? As ruas todas iluminadas? Havia uma boa sinalização indicando onde se localizavam os poucos hotéis da cidade? Esta administração municipal conseguiu ser melhor ao organizar o evento e a cidade para receber tal evento. Suas secretarias deram conta de ao menos limpar as ruas ou com o dinheiro que fora levantado junto a esfera federal, estadual e/ou patrocínios da iniciativa privada não foram suficientes para comprar umas enxadas para que se limpassem as vias publicas ao menos do centro da cidade? Com todos os visitantes indo embora durante o domingo qual o legado do encontro violeiros? Aqui só aumentaram a sujeira pelas ruas? O que esta administração fará de diferente para sair do mais do mesmo para o encontro de violeiros do ano que vem? Farão ou trarão algo para que do ano que vem em diante tenhamos alguém de Poxoréu vencendo o concurso de violeiros mirins e amadores? Para o ano que vem ao menos limparão a cidade? Continuaremos a deixar que venham aqui "buscar nossos diamantes" como no nosso passado de garimpo? 

Não somos contra que se ocorra em nossa Poxoréu este tão afamado Encontro Nacional de Violeiros, porém, seria preciso também valorizar aquilo que é nato da nossa gente. Cita se aqui o  esquecido acordeon (sanfona) que veio com nossos pioneiros que em sua grande maioria eram do Nordeste Brasileiro. Antes do encontro de violeiros se tornar uma realidade em Poxoréu e talvez o único foco de investimento cultural de  nossos administradores anteriores e atuais, encontrávamos aqui uma boa quantidade de sanfonas e quase nenhuma viola caipira. Sendo assim e musicalmente falando, qual é a nossa verdadeira raiz cultural? 




 Mudar a direção que vem seguindo... Quase sempre muda a situação e te abre novos caminhos!


PONTO DE VISTA
poxoreupdv@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário