quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Olhe o Coité ai GENTE!!


                                                  Arte Viva grava filme no Alto Coité



 
O ator Ataíde Arcoverde e o diretor Sebastião Moreira

O filme José e Abel com o Santo Casamenteiro está sendo realizado pela Companhia de teatro Arte Viva de Primavera do Leste e dirigido pelo diretor e roteirista Sebastião Moreira que assina o roteiro está sendo gravado no Alto Coité.

Nesta quinta-feira (21), estarão em Primavera do Leste os atores globais Ataíde Arcoverde (Salsichão do Zorra Total) Jone Brabo (Galego da novela Salve Jorge), para participar das gravações do filme José e Abel com o Santo Casamenteiro - uma história escrita por Sebastião Moreira, que está sendo gravada no distrito de Alto Coité.

O filme pretende resgatar a memória cultural do povoado de Alto Coité, distrito de Poxoréu, habitado por garimpeiros e com colonização predominantemente nordestina e mato-grossense. Devido ao assoreamento causado pelo garimpo, este distrito teve seu desenvolvimento sócio-econômico-cultural comprometido, em face do empobrecimento do seu povo e da migração de seus filhos para cidades e regiões mais prósperas e industrializadas.

No entanto, a população do município ainda transpira a cultura dos seus antepassados o que é perfeitamente visto no modo de falar, vestir e na simples vida que levam, mantendo sua história gravada ainda nas casas. E, além disso, vai divulgar a arte do teatro e do cinema, através da história local, com atores jovens e com a participação de atores renomados como Ataíde Arcoverde e Justino Astrevo, objetivando fazer com que os jovens tomem conhecimento da história da região e se envolvam com as artes e histórias naturais e os contos dos antigos moradores.

O trabalho pretende registrar, através do cinema, com alguma fidelidade aos fatos históricos, permeados por muito humor, o modo de vida da população garimpeira que colonizou esta região do cerrado brasileiro na década de 1930, com uma mistura de tradições e danças típicas do Mato Grosso, mostrando uma mistura cultural vibrante.

O diretor e roteirista Sebastião Moreira conta com o apoio da Secretaria de Educação, coordenadoria de Cultura e da Câmara Municipal de Primavera do Leste e dos empresários locais para a realização deste projeto que reúne mais de 26 atores locais, além dos figurantes que estão participando como voluntários, para que possa, ainda este ano, se cadastrar na ANCINE e concorrer em festivais de cinema com o intuito de abrir novos horizontes.

As gravações começaram oficialmente em 27 de janeiro deste ano e devem terminar em 26 de maio. Segundo Sebastião, a pretensão é de que, finalizada a obra, seja feito um pré-lançamento para apresentá-lo ao público de Primavera do Leste, Poxoréu e região.

PONTO DE VISTA
poxoreupdv@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário