segunda-feira, 14 de maio de 2012

E agora Poxoréu?

Nesta quarta-feira (9/5), Mato Grosso superou as expectativas e 50 municípios de um total de 141 assinaram o Acordo de Cooperação com o SNC, o que representa 35% dos municípios do estado. Além das assinaturas vários prefeitos manifestaram intenção de assinar o acordo ainda esta semana durante o evento.

De acordo com da Secretria de Articulação Institucional, João Roberto Peixe, “foi o maior número de acordos assinados numa mesma cerimônia até então realizada no Brasil”. Ele informou ainda que, Mato Grosso e Amapá foram os únicos estados que não participaram do seminário que apresentou o SNC. “Os dois estados tiveram a oportunidade de se integrar sobre o sistema após o seminário. Este é um momento importante, em que devemos cumprir como o acordo firmado entre os três federados. É necessária uma mobilização nacional em prol da cultura”, assinalou. O secretário anunciou ainda a realização, em breve, da III Conferência Nacional de Cultura.

O secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, esteve presente no evento e agradeceu a presença dos prefeitos, além de reforçar a importância da participação dos gestores. “Quero agradecer os gestores, por terem atendido ao chamado da Secretaria de Cultura. Temos que unir o trabalho dos governos municipal, estadual, e federal para alcançarmos o recurso federal. Essa é uma ação importante para Mato Grosso. Nosso desejo é que os 141 municípios façam a adesão ao termo”, afirmou.

Outro acontecimento importante, foi a assinatura simbólica do Acordo do município de Cuiabá, capital do estado, e, em seguida, os demais.Compuseram a mesa, além do secretário Peixe, da SAI, o secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Antônio Cuiabano Malheiros; o secretário de o secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção; e a diretora Institucional da Associação Mato-grossense dos Municípios, Liêda Rezende Brito. Estiveram presentes ao evento, cerca de 80 participantes, entre prefeitos, secretários e coordenadores de Cultura dos Municípios.

Os municípios que aderirem ao Sistema receberão um repasse de no mínimo 40% do orçamento do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Para o ano de 2012 o valor será de R$ 256 milhões. O FNC é público e constituído de recursos destinados exclusivamente à execução de programas, projetos ou ações culturais.

Para mais informações sobre este assunto acessem o link abaixo:

fonte: http://blogs.cultura.gov.br

____________________________________________________________________

Fica registrado aqui que Nossa Amada Poxoréu não aderiu ainda ao SNC ( Sistema Nacional de Cultura) e uma questão está sem resposta: Porque não aderiram ao SNC? Será que não querem arrumar a "Casa" para outros tomarem conta? O Sistema Nacional de Cultura propicia às cidades que fazem a adesão melhoria nas políticas públicas direcionadas à Cultura do Estado, organizando e estruturando conselhos de cultura estaduais e municipais, exigindo posturas mais sérias dos governantes na área da cultura. Não cabe aqui dizer que Poxoréu não poderá receber recursos vindo do Ministério da Cultura ou da Secretaria de Cultura do estado de Mato Grosso, porém, para os municípios que deicidaram por aderir ao Sistema Nacional de Cultura, estes sim sairam à frente dos demais e inclusive de Poxoréu, estes terão prioridade no recibimento de recursos oriundos do Minc e SEC - MT.

Segue lista dos Municípios Matogrossenses que aderiram ao SNC ( Sistema Nacional de Cultura).

MATO GROSSO - 32 MUNICÍPIOS

ÁGUA BOA, ALTA FLORESTA, BARÃO DE MELGAÇO, BARRA DO GARÇAS, CÁCERES, CAMPO NOVO DO PARECIS, CANABRAVA DO NORTE, CASTANHEIRA, CLÁUDIA, COLÍDER, COLNIZA, COTRIGUAÇU, CURVELÂNDIA, DIAMANTINO, GUIRATINGA, INDIAVAÍ, NOVA OLÍMPIA, PEDRA PRETA, PONTAL DO ARAGUAIA, PONTES E LACERDA, RIBEIRÃO CASCALHEIRA, RIO BRANCO, RONDONÓPOLIS, SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA, SÃO JOSÉ DO POVO E TANGARÁ DA SERRA.


E agora Gestores de Poxoréu? Vão se interar sobre o assunto? Vão procurar meios de nossa Cidade aderir ao SNC? Poxoréu não precisa de recursos do Minc?

PONTO DE VISTA
poxoreupdv@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário