domingo, 27 de novembro de 2011

TAMPANDO O SOL COM PENEIRAS - LIXO

Neste domingo foi realizada em Poxoréu mais uma edição da Caminhada Ecológica, que teve na organização a administração municipal. É uma iniciativa louvável, porém, é contraditório com aquilo que acontece em nosso perímetro urbano, pois há em diversas partes da cidade lixo espalhado em terrenos baldios ou jogado em nossos rios. A coleta de lixo em Poxoréu é feita por uma empresa privada que utiliza caminhões da Secretaria de Obras, mas isto é outro problema... O serviço oferecido é até razoável, porém, ficam algumas perguntas com as fotos que serão postadas a seguir:
A coleta funciona como deveria?
A população de Poxoréu tem feito a sua parte ao depositar diversos materiais em terrenos baldios próximos de suas casas?
Há preservação do meio ambiente dessa maneira?
As edições anteriores da Caminha Ecológica surtiram algum efeito concreto de conscientização e mudança de atitude da população no tocante de cuidar melhor do lugar onde moram?
Se estes mesmos organizadores fizessem campanhas que alertassem aos nossos conterrâneos para a preservação do meio ambiente onde vivem, dariam mais resultados do que tamparem o "sol" com peneiras ao realizarem Caminhadas Ecológicas e colocarem em diversos pontos da cidade tambores para coleta seletiva, sendo que na realidade não há seleção alguma, já que o lixo é misturado novamente ao ser jogado em um mesmo caminhão sem repartições especificas para cada tipo de material.Preservação Ambiental é algo que se faz de maneira coletiva e há que ser realizada com ações concretas, onde os resultados sejam vistos no cotidiano das pessoas com mudanças de hábitos que não agridam ao meio ambiente. Realizar eventos que visem propagar que Poxoréu tem preocupação com o seu meio ambiente é muito fácil, pois não estão preocupados se darão resultados concretos. Será que fazem isto com o objetivo de terem materiais para revistinhas que distribuem em anos eleitorais com as ações das administrações durante os anos?



EQUIPE PONTO DE VISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário